Obesidade Cerebral: O que é?

Hoje vivemos a chamada Era da Informação, onde podemos aprender de tudo pois temos todas as informações disponíveis para pesquisa, principalmente com a internet. Qualquer pessoa leiga e sem formação pode lhe dar uma aula sobre muitos assuntos através de pesquisas.

Apesar de ser ótimo pois todos podemos saber o que precisamos, essa informação excessiva trouxe um problema, é o que chamamos de Obesidade Cerebral.

A obesidade como doença, que já conhecemos, acontece quando é ingerida uma quantidade exagerada de alimentos e não damos conta de gastar suas energias. Na obesidade cerebral é bem parecido: absorvemos uma quantidade enorme de informações e não colocamos em prática.

 

Você é um obeso cerebral?

É claro que esse termo não é considerado uma doença, é apenas uma forma de descrever pessoas que muito absorvem mas nada fazem.

Com certeza você conhece alguém que sabe de tudo, sempre te dá dicas de como fazer algo, ou como se dar bem em determinada área da sua vida e o que ele diz até faz sentido, mas ele mesmo não as pratica. Esses são os obesos cerebrais, são aqueles cheios de informações e zero atitude.

Quando se têm muitas informações e nenhuma ação, além de ter usado muito tempo absorvendo ideias que não fazem diferença porque são ignoradas, você aumenta sua ansiedade e cobrança de si mesmo, pois uma hora começa a enxergar que poderia ser muito mais do que é hoje sabendo tudo o que sabe.

O problema na obesidade cerebral é que tudo o que você absorve é inutilizado. Ter acesso à tantas informações e não fazer nada com elas, qual o sentido? Informações precisam ser inputs para te fazer criar, evoluir, aprender, conhecer e ser!

 

Exercitando a Mente

Com tudo isso não estou dizendo que não deve acessar muitos conteúdos, pelo contrário, informação nunca é demais. Estou dizendo que você precisa fazer alguma coisa com toda essa informação que seja mais do que apenas ter. Ter informações todos podem, agora fazer algo diferente, inovador e de valor com o que sabe, esse deve ser o seu diferencial!

Exercite sua mente, use suas informações! Converse com outras pessoas sobre esses assuntos, veja seus pontos de vista. Pense em possíveis projetos que você possa criar à partir dessa informação. Combine informações diferentes e crie algo novo!

O importante é não deixar a informação parada. Exercite seu cérebro, faça algo!

 

Espero que vocês tenham entendido que o problema não é a quantidade de informação, mas a quantidade de ação! Não deixe que o conteúdo que você aprende, as informações que você adquire sejam apenas ideais. Exercite sua mente e as coloque em prática!

 

Solicite um orçamento
pelo nosso WhatsApp!

CHAMAR NO WHATSAPP